Mercado

América Latina abraça negócios digitais orientados por software

Impulsionado pelo avanço da inteligência corporativa, área é uma das que mais cresce na região.

Apesar das incertezas no ambiente macroeconômico da  América Latina, as empresas da região seguem valorizando o investimento digital e tecnológico. No entanto, passarão a otimizar os investimentos anteriores em TI ou, em alguns casos, a fazer investimentos mais moderados, afirma a IDC América Latina.

“Diante deste cenário, para os próximos 12 meses, 33,5% das empresas latino-americanas entrevistadas pela IDC planejam manter o mesmo nível de investimento digital e tecnológico, 28% esperam manter o mesmo nível de iniciativas em investimentos, 23,5% pretendem acelerar os investimentos e 15% planejam reduzir os investimentos”, explica Alejandro Floreán, vice-presidente de Consultoria e Estratégia da consultoria.

No levantamento anual 2023, a IDC questionou os executivos da região se as suas tomadas de decisões na hora de realizar investimentos são resultados de interações no ambiente digital com autosserviço (sites de buscas, sites de notícias, aplicativos mobile, posts em mídias sociais e webcasts), interações com vendedores no ambiente digital (comunidades, e-mails, evento virtual e chats de mídias sociais ou de sites) ou interações com vendedores no ambiente não-digital (conversas em reuniões ou eventos presenciais).

A maioria respondeu que há uma preferência pela interação pessoal e presencial apenas no momento da aquisição de um produto ou serviço, pois ali há a possibilidade de negociação. “Já em todo o restante do processo (fase de exploração/pesquisa, avaliação e renovação do produto ou serviço), a preferência é que a interação seja realizada no ambiente digital”, adiciona Federico Amprimo, vice-presidente de Vendas e Soluções Customizadas da IDC Latin America.


Na chamada era do “Digital First”, que tem como principal objetivo priorizar o uso de serviços digitais, a IDC identificou que os objetivos estratégicos das empresas continuarão focados em:

Na criação de modelos de negócios resilientes e diferenciadores competitivos no mercado;

a agenda de investimentos dos CIOs vai priorizar aspectos como aplicativos de segurança, ferramentas de CX (Consumer Experience), desenvolvimento de aplicativos mobile, plataformas de inteligência artificial, aprendizado de máquina e cognitivo;

Os modelos “As a Service” seguem com força devido a iniciativas de regulação de custos, abordagem mais flexível e estrutura de TI mais sustentável, e o investimento em aplicativos e software contribui significativamente para a automatização e otimização das operações em empresas cada vez mais digitais.

“Estamos vendo um aumento no investimento por inteligência corporativa e negócios digitais orientados por software na América Latina. A IDC prevê que os investimentos do mercado de software na região passem dos US$ 25 bilhões de 2022 para US$ 28,8 bilhões em 2023”, completa Pietro Delai, diretor de Soluções Enterprise da IDC na América Latina.

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