Analytics para todos, em qualquer lugar
As empresas vão buscar mais alternativas que suportem a análise em tempo real e vão se afastar cada vez mais dos tradicionais warehouses.
O conceito ‘Analytics para todos, em qualquer lugar’ não será apenas uma tendência importante a se observar, mas também um modo decisivo de as empresas atingirem a maturidade em IA, sustenta o vice-presidente sênior de engenharia do SAS, Jared Peterson.
“À medida que organizações incorporam machine learning, visão computacional, IoT e mais para obter insights de grande valor, pessoas com habilidades de todos os níveis poderão participar do processo analítico com opções low-code ou no-code”, conclui o executivo.
Já para o CIO do SAS, Jay Upchurch, as organizações vão se afastar do armazenamento tradicional de dados em busca de alternativas que suportem a análise em tempo real, o que significa o abandono gradual dos warehouses. Para o executivo,asssim que esses dados forem disponibilizados, as organizações começarão a armazenar e processar os dados em um formato de fácil utilização para relatórios.
“Seja um fabricante que monitora o fluxo de dados IoT de máquinas ou um varejista que monitora o tráfego de e-commerce, identificar tendências em tempo real ajudará a evitar erros onerosos e capitalizar oportunidades quando se apresentarem”, pontuou.
Outro ponto relevante, aponta o vice-presidente de IoT do SAS, Jason Mann: a adoção industrial de IA para potencializar a linha de montagem. “Organizações irão cada vez mais acrescentar visão computacional e outras tecnologias de IA que podem ser utilizadas pelos profissionais de operações dentro do ambiente industrial, não somente profissionais de TI e cientistas de dados. As iniciativas de visão computacional se concentrarão em melhorar o rendimento, a eficiência operacional e a segurança”, observa.