Aracaju economiza R$ 14 milhões com transformação digital
A prefeitura de Aracaju (SE) conseguiu, em 30 meses de implementação das soluções digitais, aperfeiçoar a conexão entre a gestão e os cidadãos, ampliando a eficiência dos serviços e reduzindo os custos com impressões em mais de 14 milhões de reais. O processo aconteceu por meio do uso da plataforma AjuInteligente, desenvolvida em maio de 2019, em conjunto com a 1Doc, lançada durante a pandemia para atender as demandas da população.
Através de uma comunicação 100% digital, a gestão aracajuense reduziu o tempo das tratativas e as filas de atendimento, a exemplo da emissão dos alvarás de obras, que passou de 73 para 18 dias. Pela AjuInteligente, os cidadãos também puderam solicitar a entrega de exames de Covid-19. Atualmente, são mais de 900 opções de serviços disponíveis, que geram, em média, 3500 documentos digitais por dia útil.
A iniciativa de digitalizar os processos burocráticos surgiu em meio a necessidade de solucionar a morosidade das tratativas, os problemas com longas filas de espera, a deficiência e má organização de dados e protocolos, a falta de acesso e garantia a direitos civis e de políticas consistentes são alguns resultados da ineficiência da prestação de serviços públicos.
Dados da última Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2019) mostram que dos 5570 municípios brasileiros, 5480 possuem algum tipo de serviço de atendimento ao público à distância, sendo a Internet o meio mais utilizado, com prevalência de 89%. Mesmo com esse tipo de recurso disponível na maioria das cidades, a gestão pública no Brasil ainda apresenta grandes desafios.
Parceira da AjuInteligente, a 1Doc é uma plataforma Software as a Service de atendimento, comunicação e gestão documental, que está presente em 25 estados brasileiros, com um total de mais de 35 milhões de pessoas beneficiadas pelos seus projetos.