
A OpenAI terá um data center na América do Sul e o país escolhido foi a Argentina. Iniciativa é em parceria com a Sur Energy em um projeto avaliado em US$ 25 bilhões para desenvolver um data center de até 500 MW na Argentina.
As empresas anunciaram a assinatura de uma carta de intenções para a construção do primeiro data center do projeto Stargate na América Latina. A iniciativa é considerada um dos maiores investimentos em infraestrutura tecnológica e energética da história do país.
O Stargate foi revelado no início deste ano com um plano de investir até US$ 500 bilhões nos próximos quatro anos para desenvolver uma nova infraestrutura de inteligência artificial (IA) nos Estados Unidos. Seus apoiadores iniciais nos EUA incluem Softbank, OpenAI, Oracle e MGX.
“Este marco vai além da infraestrutura. Trata-se de colocar a inteligência artificial nas mãos de pessoas em toda a Argentina”, disse Sam Altman, CEO da OpenAI, em um comunicado à imprensa. O anúncio foi feito após uma reunião entre o presidente argentino Javier Milei e representantes da empresa.
O investimento será realizado por meio de uma joint venture entre a integradora de energia e infraestrutura Sur Energy e uma desenvolvedora internacional de infraestrutura em nuvem, cujo nome não foi revelado. A OpenAI será a compradora da capacidade do data center, que será estruturada sob o Plano de Incentivo ao Investimento (RIGI).
A Sur Energy é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de infraestrutura digital na América Latina, fundada pelos empreendedores argentinos Matías Travizano e Emiliano Kargieman, juntamente com Stan Chudnovsky. Travizano e Chudnovsky participaram do resgate da WOM na Colômbia sob a égide da Sur Holdings, enquanto Kargieman é o fundador e CEO da empresa argentina-americana de observação da Terra Satellogic. Travizano faleceu recentemente durante uma excursão de montanhismo.