MercadoSegurança

Aumento de 68% em ataques DDoS para extorsão financeira. Brasil está entre os países mais atacados

Cloudflare adverte para o incremento dos ataques de alto volume - com mais de 100 milhões de pacotes por segundo. Teles, provedores Internet e de serviços de TI estão entre os alvos preferidos.

Cloudflare registrou 7,3 milhões de incidentes de DDoS (ataque de negação) no segundo semestre contra 20,5 milhões no primeiro trimestre. Mas essa redução não significa que os ataques cessaram. Ao contrário. Aumentou o número de ataques de alto volume.

Segundo a Cloudflare foram mais de 6.500 episódios classificados como “hipervolumétricos”, com picos que chegaram a 7,3 terabits por segundo e 4,8 bilhões de pacotes por segundo em menos de um minuto.

No período de abril a junho, houve um aumento de 592% no número de ataques que ultrapassaram 100 milhões de pacotes por segundo. E o mais preocupante: os ataques com extorsão, nos quais criminosos ameaçam ou realizam DDoS e depois exigem pagamento para interrompê-los, subiram 68%.

Os setores mais afetados foram telecomunicações, provedores de internet, serviços de TI, jogos e apostas online. Entre os principais países atacados estavam China, Brasil, Alemanha e Índia. Já as origens mais frequentes dos ataques foram identificadas na Indonésia, Cingapura, Hong Kong, Argentina e Ucrânia.


Botão Voltar ao topo