Banco Central atualiza manuais do Open Banking e define Experiência do Cliente
O Banco Central publicou nesta segunda, 19/4, atualizações nos manuais de implementação do sistema financeiro aberto, ou Open Banking. Tratam-se dos documentos que listam os procedimentos de implantação e operacionalização do sistema em relação às APIs, governança, escopo de dados e serviços, além de segurança. Adicionalmente, foi estabelecido um manual de experiência do cliente.
“Os consumidores de produtos e serviços financeiros somente terão confiança para autorizar o compartilhamento de dados se a sua experiência for condizente com as suas expectativas e se as informações a respeito do processo lhes forem apresentadas de maneira clara e intuitiva, permitindo que seu consentimento para compartilhamento de dados seja inequívoco. Para que isso aconteça, é essencial que a jornada de compartilhamento ocorra em um ambiente seguro, com o mínimo de fricções possíveis”, aponta o Banco Central no novo manual.
De acordo com o novo manual de Experiência do Cliente, os princípios para a oferta dos serviços e o relacionamento envolvem segurança e privacidade, agilidade, conveniência e controle, e transparência. O Banco Central que o compartilhamento deve ser centrado no cliente, tendo em vista perfil, necessidades, objetivos e expectativas.
Aponta ainda o BC que esses princípios devem respeitar a disponibilização de informações e ambientes de gestão de consentimentos, inclusive para a revogação do consentimento quando entender oportuno e apropriado. Segundo a autoridade monetária, informações desnecessárias ou excessivamente complexas podem gerar dúvidas e inseguranças ao cliente, que poderá desistir do compartilhamento por falta de compreensão do processo.