Banco do Brasil avança na transformação digital, mas reduz quadro de funcionários
O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 29/07, uma reestruturação organizacional que envolve redução do quadro de funcionários e a criação de uma unidade voltada à acelerar a transformação digital. No informe, o BB diz que o Conselho de Administração aprovou a revisão e o redimensionamento da estrutura organizacional do BB nos níveis estratégico (direção geral), tático (superintendências), de apoio (órgãos regionais) e de negócios (agências).
Segundo a instituição, a implementação dessas ações ocorrerá no segundo semestre de 2019, com destaque para:
I. em linha com o objetivo estratégico de acelerar a transformação digital, será criada a Unidade Inteligência Analítica, que acompanhará o desenvolvimento de técnicas, ferramentas e inovações que utilizam soluções com Inteligência Analítica e Inteligência Artificial; e
II. em linha com os objetivos estratégicos de propiciar melhor experiência aos clientes e incrementar a eficiência operacional, serão criadas 42 novas Agências Empresas, até outubro, transformadas 333 agências em Postos de Atendimento Avançado (PAA) e outros 49 PAAs em agências.
Com a transformação digital, o Conselho de Administração aprovou também o Programa Adequação de Quadros (PAQ) que visa otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e de excessos nas unidades do Banco. “Cabe notar que os funcionários que reúnam as condições estabelecidas no regulamento poderão aderir a um plano de desligamento incentivado”, reforça o comunicado. O impacto financeiro do programa será divulgado até o final de agosto e não altera as projeções divulgadas para 2019 (Guidance).
*Com informações da CVM