Mercado

Blockchain: TCU lança guia para orgãos públicos, sem recursos técnicos e dinheiro, usarem a tecnologia

Depois de apontar que os órgãos públicos não têm recursos técnicos, nem dinheiro, para apostar em soluções de blockchain, o Tribunal de Contas da União decidiu lançar um guia “para auxiliar gestores públicos na difícil missão da transformação digital” a partir de “um framework projetado para ajudar as organizações a empreenderem novos projetos das tecnologias descentralizadas e distribuídas”.

O guia busca auxiliar os gestores em sua tomada de decisão. Nele, propõe-se um modelo de avaliação da necessidade baseado em árvore de decisão para que gestores avaliem a pertinência da adoção da tecnologia Blockchain em suas organizações públicas. O guia também expõe os principais fatores críticos da implementação de um projeto, e um inventário de riscos, incluindo sugestões de controles para mitigá-los.

“Como a tecnologia Blockchain pode ser objeto de interesse em muitas organizações públicas, é necessário que os agentes públicos conheçam a experiência de projetos e casos de uso de outros países e compreendam as principais características e benefícios da tecnologia, para que possam avaliar a pertinência do projeto Blockchain de sua organização”, aponta o TCU.
A Corte de Contas ressalva, no entanto, que “a empolgação gerada por uma nova tecnologia também pode acarretar o desperdício de dinheiro público, especialmente quando a tecnologia não é totalmente compreendida pelos gestores e as incertezas não são consideradas, como nos casos em que é adotada apenas por modismo tecnológico”.

* Com informações do TCU

Botão Voltar ao topo