BNDES aumenta prazo para atrair consultorias interessadas na venda da Telebras
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social adiou para 24/5 o prazo para recebimento de manifestações de interesse de consultorias para elaboração de análises de preço e preparação da venda da Telebras. O prazo inicial terminou em 19/5.
Como informa o BNDES, o objetivo das RFIs 17/2021 e 18/2021 é mapear as empresas que possuem as competências necessárias para elaboração dos “estudos especializados necessários à desestatização da Telebras para instruir futuras contratações”.
A primeira dessas consultas de propostas (RFI 17/21) tem foco no serviço de avaliação econômico-financeira independente. A segunda (RFI 18/21), é mais ampla e envolve auditorias, comparações internacionais e estudos sobre eventuais alternativas à privatização.
A venda da estatal “têm aspectos sensíveis”, como reconheceu a secretária especial do PPI, Martha Seillier.“Têm aspectos sensíveis importantes em relação à defesa nacional, em função da operação do satélite geoestacionário e outras políticas públicas que precisam ser consideradas”, disse a executiva, em dezembro do ano passado. Exatamente por isso, a recomendação de contrataçaõ de consultoria especializada. Os planos do governo preveem a privatização da empresa em 2022.