
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 100 milhões ao plano de inovação da BRQ Digital Solutions. O apoio visa impulsionar a estratégia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da empresa, com a concepção e criação de 17 aceleradores técnicos de sua plataforma proprietária de inteligência artificial (IA), chamada “Fusion BRQ”. Os recursos são do programa BNDES Mais Inovação e a operação está alinhada à Missão 4 (Transformação Digital) da Nova Indústria Brasil, política industrial do governo federal.
O objetivo da companhia com o investimento na plataforma é aplicar IA generativa para acelerar o desenvolvimento de software e aprimorar processos dos diversos setores de atuação da empresa, tais como: financeiro, saúde, energia, seguros, varejo, agrícola, telecom, entre outros. Estima-se que, com a operação financiada pelo BNDES, sejam gerados cerca de 60 novos empregos qualificados em PD&I.
“A inovação e a digitalização ocupam posição central na nova política industrial do governo do presidente Lula. É fundamental aprofundar e acelerar o desenvolvimento de projetos em Inteligência Artificial, uma tecnologia transformadora que redefine cadeias produtivas, amplia a competitividade e impulsiona a soberania tecnológica do país”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.