Bradesco lança Pix por comando de voz pelo WhatsApp da IA generativa BIA
Nova funcionalidade permite realizar transferências com linguagem natural, por voz ou texto, sem acessar o app do Banco. O Pix por comando de voz ou texto via WhatsApp da BIA é limitado ao valor de R$300 por transação.

O Bradesco lançou o Pix com funcionalidade que permite ao cliente fazer transferências por comando de voz ou mensagem de texto diretamente no WhatsApp, com o suporte da BIA, a Inteligência Artificial Generativa do Banco. A solução dispensa o acesso ao app do Banco e representa um novo avanço na jornada conversacional dos clientes, reforçando o posicionamento do Bradesco como referência no uso de IA no setor financeiro.
A nova tecnologia é capaz de interpretar linguagem natural – mesmo quando o cliente não menciona a palavra “Pix” –, identificar o contato desejado, confirmar e efetivar a transação, e enviar o comprovante, tudo em poucos passos e com segurança, por meio do WhatsApp da BIA. O Pix por comando de voz ou texto via WhatsApp da BIA é limitado ao valor de R$300 por transação.
O Pix via WhatsApp com a BIA está sendo utilizado por 1 mil clientes e será expandido para toda a base até o fim do ano. O próximo passo é integrar a solução a outros canais digitais do banco. Em testes com grupos selecionados (“Family & Friends”), a nova funcionalidade permite ao cliente completar a transação em apenas três passos: mensagem de voz, confirmação e efetivação.
“Com o PIX via WhatsApp da Bia, o Bradesco avança em sua estratégia de Banco conversacional, oferecendo uma experiência bancária simplificada, inclusiva e altamente resolutiva. O cliente fala com a BIA como se estivesse conversando com uma pessoa, e finaliza a transação sem fricção, com apoio da IA e total segurança”, afirma Patrícia Kessler, diretora do Bradesco Experience.
Para ativar a funcionalidade, é necessário o cliente autorizar no app do banco o uso do WhatsApp para transações com autenticação (opt-in) e habilitado o módulo de autenticação para uso do canal.
O lançamento do Pix inteligente faz parte de uma estratégia mais ampla de uso de IA Generativa em todos os canais internos e externos do banco. A BIA, Inteligência Artificial do Banco, lançada em 2017, já responde por mais de 90% de resolutividade nos canais digitais e está disponível para mais de 20 milhões de clientes que utilizam o app do Banco.
Além do uso em transações, a IA generativa também está sendo incorporada às operações internas, como o atendimento em call centers e disponível para todos os funcionários do Banco. A BIA já atua como ferramenta de apoio aos operadores, gerando respostas em tempo real e contribuindo para reduções significativas no tempo médio de atendimento (TMA). Em breve, o sistema também contará com transcrição automática de chamadas, oferecendo soluções mais rápidas e precisas aos clientes.