
Com um investimento de US$ 1 milhão a ser distribuído nos próximos três anos, A Telus Digital, empresa de tecnologia que implementa experiências para clientes, e a Universidade de São Paulo (USP) criaram um hub de inovação – cujo projeto levou dois anos e meio para se concretizar.
A unidade será instalada no Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (CIAAM) da USP, um centro integrador criado pela universidade em 2023 para fomentar a inovação e promover discussões sobre impactos tecnológicos, econômicos e sociais. A TELUS Digital se junta a empresas que também estão presentes ali com outras propostas focadas em inovação, como Motorola, IBM e Itaú.
Segundo Renato Vicente, Diretor do TELUS Digital Research Hub, a decisão de desenvolver um hub faz parte da estratégia de expansão da empresa para ampliar ainda mais suas pesquisas em IA, bem como contribuir para melhorar a formação de profissionais na área. “Nosso objetivo é incorporar perspectivas diversas para mitigar vieses, promover IA responsável e contribuir para o debate global sobre seu potencial. A IA não substituirá as pessoas, mas sim aprimorará suas capacidades”, acrescenta.
Outro compromisso importante do TELUS Digital Research Hub é treinar a próxima geração de pesquisadores de IA e promover avanços na inovação da experiência do cliente, garantindo que esses desenvolvimentos sejam centrados no ser humano, projetados eticamente e orientados por propósitos.
“Alinhado com os princípios de Humanidade-no-Ciclo, da TELUS Digital, o novo hub de pesquisa trabalhará para desenvolver tecnologias de IA que combinem inovação com governança ética. A colaboração entre academia e indústria permitirá que diferentes perspectivas impulsionem a IA responsável, trazendo benefícios mais amplos para a sociedade”, enfatiza Renato.
Bolsas de estudo: estimulando pesquisa e intercâmbio de conhecimento
Por ano, o hub oferecerá 12 bolsas integrais a estudantes com o objetivo de formar líderes multiplicadores, segundo Renato. Esses incentivos serão direcionados para cursos de graduação, estudos de pós-doutorado e pesquisadores visitantes.
“Os estudantes de graduação selecionados participarão de projetos de pesquisa em IA sob a orientação de professores da USP e especialistas da indústria. Eles receberão bolsas para aprofundar seus conhecimentos em sistemas avançados de IA, segurança e aprendizado de máquina”, afirma Sami.
Além disso, o centro proporcionará financiamento para pesquisadores em início de carreira, permitindo que conduzam projetos independentes, segundo Renato, alinhados com áreas prioritárias de pesquisa. “Eles colaborarão com especialistas da TELUS Digital e professores da USP”, enfatiza.
Outra parte do orçamento será destinada a um fundo voltado para pesquisadores de fora do Brasil. “Eles atuarão como mentores para estudantes de graduação e compartilharão suas perspectivas globais sobre o desenvolvimento de modelos de IA, segurança e governança”, relata.
Renato Vicente afirma que a TELUS Digital também pretende promover diversas atividades – seminários, cursos, tutoriais, aulas públicas, entre outras – que transformarão o centro de pesquisa em um verdadeiro ponto de encontro para pessoas interessadas em IA, para interação e troca de conhecimentos.
“Estimularemos a pesquisa aberta entre academia e indústria, o que nos dará a oportunidade de evoluir para outros campos. Além disso, a intenção também é incentivar a formação de pessoas para trabalhar em projetos de IA e ajudar na formação de outras.” No Brasil, a TELUS Digital possui dois escritórios — um em Porto Alegre (RS) e outro em São Paulo (SP) — que, juntos, empregam 440 colaboradores.