CarreiraMercado

Brasil supera a marca de 750 mil trabalhadores formais em TI

São Paulo lidera com folga com 38,9% do total de empregos. Minas Gerais fica em segundo lugar com 9,6%. Rio de Janeiro aparece na terceira posição com 8,6%.

Os trabalhadores em tecnologia da informação no Brasil totalizam 750.485 profissionais, de acordo com pesquisa de Emprego em Serviços desenvolvida pela CNS/FESESP/SEPROSP (*) com base em dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do INSS. A periodicidade das informações é mensal e cobre o período desde dezembro de 2006 até a informação mais recente disponível (abril de 2026). E inclui todos os trabalhadores com carteira de trabalho que mantinham vínculo ativo com empresas de TI no período de referência.

Segundo o relatório, nos últimos doze meses a taxa de variação é positiva em 3%. E somente este ano, o acumulado nos primeiros quatro meses foi de 3,4%. São Paulo representa 38,9% do total de empregos no país, correspondente a 291.697 postos. Rio de Janeiro detém 8,6%, 65.545 postos. Minas Gerais 9,6%, 72.379 postos. E Santa Catarina 8,2%, 61.717 postos.

A elevação da remuneração média em TI é de 8,3% ao ano desde o primeiro trimestre de 2012 e hoje é de R$ 8.672,43 mensais. O faturamento nominal do setor de TI no Brasil tem 11,7% no acumulado de 2026 até abril. E o faturamento real do setor de TI no Brasil tem 9,9% de crescimento acumulado em 2026. O levantamento foi fechado na última semana de junho.

“Ter cerca 750 mil trabalhadores formais em Tecnologia da Informação (TI) no Brasil reflete a consolidação do país como um polo digital de peso, mas também expõe um gargalo crônico: o tamanho dessa base profissional ainda é insuficiente para suprir as demandas crescentes do mercados”, diz o presidente da CNS, Luigi Nese.


Botão Voltar ao topo