Mercado

CEITEC demite mais 18 profissionais com a liquidação da estatal de chips

A CEITEC mantém seu cronograma de liquidação e nesta segunda-feira, 19/07, mais 18 profissionais foram exonerados das suas funções. As demissões acontecem duas semanas depois de o Tribunal Superior do Trabalho decidir que as demissões são legais. A liquidação da CEITEC está prevista para acontecer até dezembro, no cronograma do Ministério da Economia.

A CEITEC tinha 168 profissionais e devem restar apenas 48, após a liquidação. Parte desses especialistas de alto desesmpenho vai migrar para a multinacional inglesa EnSilica, que atua no segmento de semicondutores, que abriu uma filial em Porto Alegre (RS). A ação foi montada com base em um time de funcionários experientes, liderado por Julio Leão – ex-funcionário da estatal. Parte vai para outra multinacional, americana, que também vai se instalar em Porto Alegre. E 48 devem ser absorvidos pela organização social selecionada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. 

Diferentemente da Ceitec, a EnSilica não produz seus próprios semicondutores – o grupo atua no projeto, validação e venda dos produtos, com fabricação terceirizada. Seu foco é em projetos de circuitos integrados para a indústria automotiva e para as áreas de saúde e consumo.

O centro de projetos da EnSilica tem inauguração prevista para outubro. A companhia já tem 120 funcionários em seus escritórios de Oxford e em centros de projetos localizados no Reino Unido e na Índia; e também planeja estreitar laços com universidades locais, para oferecer estágios e desenvolver projetos em conjunto com alunos de mestrado e doutorado em microeletrônica.


Botão Voltar ao topo