Centro de Excelência de IA da Claro Empresas mira hiperpersonalização e eficiência operacional
“Quando pensamos em IA, sabemos que ela não existe sem os pilares que temos em nosso DNA: infra de nuvem e conectividade que nos permite chegar a todo lado”, conta a Head do CoE, Andrea Mannarino.

Ao completar um ano de atividade – foi anunciado no Febraban Tech 2024 -, o Centro de Excelência em IA da Claro Empresas (CoE) se mostra estratégico para a companhia. Desde sua criação, o CoE vem trabalhando no desenvolvimento de soluções de IA hoje utilizadas pela Claro Empresas e oferecidas ao mercado para o aprimoramento do relacionamento com clientes, contou a diretora de Operações de TI e head do CoE, Andrea Mannarino, no Febraban Tech deste ano.
“Quando pensamos em IA, sabemos que ela não existe sem os pilares que temos no nosso DNA: infra de nuvem, a grande alavanca de nossas plataformas; conectividade que nos permite chegar a todo lado; e segurança”, ressaltou a executiva.
Bons exemplos do trabalho do CoE são os agentes para automatização de URAs e soluções de pós atendimento, que levam suporte aos atendentes, geram análises e realizam avaliações do atendimento, além de possibilitarem conhecer o sentimento dos clientes em tempo real.
A hiperpersonalização é uma meta estratégica de atendimento do CoE. “Nós queremos entender a dor do cliente e estamos buscando a eficiência operacional”, disse Marcio Silva, da equipe do CoE. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Andrea Mannarino reuniu seu time e discorreu sobre os planos do presente e para o futuro. Assista à íntegra da entrevista.