
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho lançou nesta terça-feira (6/5) a versão 1.06 do Chat-JT, a Inteligência Artificial (IA) Generativa da Justiça do Trabalho, com uma ferramenta de busca processual integrada ao sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Lançada em fevereiro, o Chat-JT já conta com cerca de 20 mil usuários cadastrados, mais de 328 mil conversas e mais de 6,9 mil assistentes personalizados criados.
A nova funcionalidade conta com a incorporação de modelos de linguagem natural, incluindo o Gemini 2.0 Flash, o Llama 3.1 405B e o Llama 3.3 70B. Os modelos, conhecidos como LLMs (do inglês Large Language Models), são tecnologias baseadas em inteligência artificial capazes de compreender e gerar textos com alto grau de sofisticação.
O número 405B, por exemplo, refere-se aos 405 bilhões de parâmetros utilizados no treinamento do modelo Llama, conferindo-lhe grande capacidade de análise e resposta. Já o termo Flash, do Gemini, sugere uma versão otimizada para velocidade e eficiência.