MercadoTelecom

Claro extingue marca Embratel e reformula estratégia para o B2B

Claro passa operar com três unidades de negócios: B2B, Unidade de Pequenas e Médias Empresas e Unidade de Consumo (B2C). Roberta Godoi assume a unidade B2B, que unifica negócios de cloud, segurança cibernética, IoT e inteligência artificial.

Depois de seis décadas, a marca Embratel desaparece do mercado. Nesta quarta-feira, 02/4, a Claro informou ao mercado que a Embratel, agora, é Claro Empresas, que reúne os negócios de cloud, segurança cibernética, internet das coisas e Inteligência Artificial. A Claro Empresas será comandada por Roberta Godoi, CEO da Unidade para Pequenas e Médias Empresas, e José Formoso, CEO da Unidade de Grandes Empresas e Governo.

“A Claro empresas tem um olhar à frente e uma atuação abrangente. Acreditamos no poder transformador do conhecimento. E levamos isso para nossos clientes, de forma a encontrar a solução certa, no momento certo, seja qual for o tamanho da empresa, o tipo de negócio ou área de atuação. Inovamos até aqui, e agora iniciamos uma nova era, com grandes oportunidades”, informa José Félix, presidente da Claro.

A recém-criada Unidade para Pequenas e Médias Empresas será comandada por Roberta Godoi, que tem como desafio ampliar a participação da Claro nesse importante segmento da economia brasileira, oferecendo produtos e soluções que habilitem o crescimento das empresas e a evolução dos negócios. “As pequenas e médias empresas têm nos desafiado a buscar e oferecer soluções que vão além da conectividade, atendendo a crescente demanda por soluções de segurança, armazenamento de dados em nuvem e até equipamentos. E entregar para o cliente o que ele precisa de uma forma simples, ágil, com a qualidade da Claro”, diz Roberta.

Com a reestruturação, a Claro passa a operar com três unidades de negócio bem definidas: Unidade de Grandes Empresas e Governo (B2B), Unidade de Pequenas e Médias Empresas (B2B) e Unidade de Consumo (B2C). Rodrigo Marques, que assumiu o cargo de CEO da Claro no início de 2025, é responsável por comandar as Unidades de Consumo e de Pequenas e Médias Empresas, além das outras vice-presidências operacionais da companhia.

Embratel era a única grande marca do grupo Claro operando com um nome independente, depois da NET, extinta em 2019.


O nome Embratel é uma abreviação de Empresa Brasileira de Telecomunicações, holding estatal criada em 1965. A empresa foi privatizada em 1998, vendida à americana WorldCom, que entrou em falência, e depois à mexicana Telmex, em 2004.

Botão Voltar ao topo