Climatech Salva já acumula dados de 7 milhões de propriedades rurais brasileiras
A agricultura é uma grande produtora de dados, mas é preciso que o agricultor entenda como esses dados vão ajudar na sua produção não apenas no Brasil, mas também no cenário global, afirma a CEO da climatech Salva, Mariana Caetano, que criou uma espécie de software de gestão, baseado em inteligência de dados, para os atributos de uma fazenda A Salva já conta com mais de 7 milhões de propriedades rurais cadastradas no Cadastro Ambiental Virtual e trabalha para mostrar que é possível produzir de forma sustentável.
“Não há mais tempo de discutir se as mudanças climáticas vão mexer no negócio. Elas já estão mexendo. A calamidade no Rio Grande do Sul é uma prova. A nossa proposta é que os produtores tenham acesso aos seus dados para entender a saúde do solo e para saber se suas propriedades estão aptas a gerar créditos de carbono”, exemplifica Mariana Caetano, que participou do 4º Congresso Brasileiro de Internet, realizado pela Abranet, nesta quinta-feira,06/06, em Brasília.
Mariana Caetano lembra que os dados são essenciais na tomada de decisão e que, hoje, o mercado de alimentos é dominado pelo consumidor, que dita as regras e a indústria tem de se adaptar a esse momento. A descarbonização, exemplifica, é um tema global e precisa estar à mesa do agricultor brasileiro.
“A China é um grande poluidor, mas estão fazendo um trabalho muito rápido em relação à descarbonização. Eles vão priorizar os produtos descarbonizados e estão dispostos a pagar para ter esse benefício. A Europa regulamentou. O cenário geopolítico mudou e o agricultor brasileiro vai ter de se adequar”, sinaliza. Assistam a entrevista.