Mercado

CloudFlare apresenta falha e para internet no mundo

Mais de 500 sites no mundo ficaram indisponíveis depois de uma falha - ainda não identificada - na CloudFlare.

Uma pane nos sistemas da CloudFlare, empresa de infraestrutura que ajuda a acelerar o carregamento das páginas, reduzir custos e proteger contra-ataques, deixou mais de 500 sites fora do ar no mundo, entre eles, o Convergência Digital, que apresentou instabilidade. Foram mais de 4 horas de problemas detectados.

“Vimos um aumento no tráfego incomum para um dos serviços da Cloudflare a partir das 11h20 UTC (8h20, no horário de Brasília). Isso fez com que parte do tráfego que passava pela rede da Cloudflare apresentasse erros”, disse a companhia.

A rede social X e o ChatGPT foram alguns dos sites prejudicados, além de operações de bancos, corretoras e outros sites de notícias. Ainda pouco, a CloudFlare divulgou o comunicado:

“Uma correção foi implementada e acreditamos que o incidente esteja resolvido. Continuamos monitorando a situação para garantir que todos os serviços voltem ao normal. 18 de novembro de 2025 – 14:42 UTC”.

Para o analista da eMarketer, Jacob Bourne, as interrupções na internet estão ocorrendo com mais frequência e demoram mais para serem corrigidas. “Isso é um sintoma de infraestrutura sobrecarregada: aumento da carga de IA, demanda por streaming e capacidade obsoleta, tudo isso levando os sistemas ao limite. Idealmente, as empresas que dependem do Cloudflare deveriam ter diversificado sua conectividade, não se limitando a um único provedor”.


Botão Voltar ao topo