
A Cloudflare descartou a possibilidade de a falha – que parou pelo menos 20% de toda a internet no mundo – ter sido provocada por um ataque hacker. O diretor de tecnologia, Dane Knecht, afirmou, em uma publicação no X, que a falha foi provocada por um “bug latente”. “Esse bug causou uma degradação generalizada na nossa rede”.
Knectch pediu desculpas, dizendo que a Cloudflare falhou com seus clientes e “com a internet no geral”, mas que está trabalhando para que isso não se repita. O executivo descartou problema no DNS.
“Não vou usar meias palavras: hoje mais cedo, falhamos com nossos clientes e com a internet em geral (…) Resumindo, um bug latente em um serviço que sustenta nossa capacidade de mitigação de bots começou a apresentar falhas após uma alteração de configuração de rotina que realizamos. Isso causou uma ampla degradação em nossa rede e outros serviços. Não se tratava de um ataque. O problema, o impacto causado e o tempo de resolução são inaceitáveis. Já estamos trabalhando para garantir que isso não aconteça novamente, mas sei que causou transtornos reais hoje. A confiança que nossos clientes depositam em nós é o que mais valorizamos e faremos o que for preciso para reconquistá-la”, escreveu no X, Dane Knecht.
O executivo reforçou que o incidente exigiu trabalho adicional para restaurar completamente o plano de controle (painel de controle e as APIs que nossos clientes usam para configurar o Cloudflare). “Estamos monitorando esses serviços e garantindo que tudo esteja em pleno funcionamento. Novamente, planejamos compartilhar um relato completo do que deu errado hoje”, completou.





