InovaçãoMercado

Com agentes IA, Itaú quer democratizar investimentos

Agente IA funciona como um especialista de investimento disponivel 24 horas por dia.

Cobertura especial . Febraban Tech 2025

O Itaú Unibanco lançou um agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa. Chamada de “Inteligência de Investimentos Itaú”, a ferramenta começou disponível para um grupo de 10 mil clientes, mas a meta é expandir o alcance gradualmente ao longo de 2025 e 2026 dentro do superaplicativo do Itaú.

“Quando a gente fala do mundo de investimentos, sabe a complexidade que é entender os produtos e, para um cliente investidor que está começando a sua jornada, saber qual é a melhor forma de investir, em qual o produto, por quanto tempo”, explicou Giovana Braccialli, diretora de tecnologia do Itaú Unibanco, em entrevista à CDTV, durante o Febraban Tech 2025.

A ferramenta foi desenvolvida para ter conversas fluidas sobre investimentos, tendo como base a Inteligência Itaú, levando em conta curadoria de produtos, insights de especialistas, projeções internas e externas, algoritmos e bases específicas de conhecimento. O agente de IA atua como um especialista de investimentos disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com a ideia de oferecer uma experiência hiperpersonalizada aos clientes, que passam a ter as respostas para as suas dúvidas em segundos.

Trata-se de mais um uso de inteligência artificial generativa dentro do Itaú. “A gente já vem há alguns anos investindo com o uso da GenAI e, antes da GenAI, com todos os modelos de machine learning e tudo que a gente tem de recomendação de investimentos. É uma jornada que estava disponível para os clientes, tanto no super app, quanto no Ion, que é o nosso app especializado. A GenAI entra como a interface conversacional”, detalhou.


Botão Voltar ao topo