O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Mercado

Compra neutra: Saiba como adquirir o melhor PC para o seu negócio

Não basta escolher apenas o processador para comprar o melhor PC para o seu negócio. Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Eldorado, em parceria com a Intel, mostra que as ferramentas de benchmark são as ideais para serem usadas no processo de seleção. Além disso, o estudo comprova: o melhor computador é aquele com um conjunto de componentes – processador, memória, disco, placa-mãe e placa gráfica (GPU) – afinado para obter o melhor desempenho possível da máquina.

Os testes de benchmark, pontua o relatório do Instituto Eldorado, são programas de computador especializados, executados nos sistemas operacionais que estão sendo avaliados e, que simulam cargas de trabalho específicas, gerando uma pontuação de desempenho final. Na prática, esses testes são fundamentais na elaboração dos editais de compras de PCs nos órgãos públicos e privados, como forma de assegurar a aquisição mais próxima da meta desejada.

Isso porque os testes viabilizam a criação de uma metodologia transparente. Os testes mais tradicionais são: 

Sysmark 25 – desenvolvido para  medir o desempenho de sistemas computacionais utilizando aplicações e cargas de trabalho de mundo-real, aferindo como a performance de um sistema afeta a experiência do usuário final;

Mobile Mark 2018 – orientado para a medição da vida útil de baterias, no contexto da utilização em computadores pessoais móveis; e


PCMark 10 – desenvolvido e mantido pela indústria e, assim como SYSmark 25 e MobileMark 2018, focada na comparação das máquinas por meio da execução de cargas de trabalho representativas em relação às tarefas de mundo real, que são as planilhas, os programas de escritórios, edição de vídeo, entre outros.

A ferramenta de performance mais adequada para uma empresa ou um órgão público será aquela que mais se aproxima daquilo que será feito no computador que está sendo testado, isto é, o conhecimento da carga de trabalho que melhor se encaixe ao perfil de testes da ferramenta de benchmark escolhida.

“Nosso foco está sempre em trazer o melhor do PC para os consumidores e para as empresas, ainda mais se falarmos em performance e segurança. Para isso, estudos como esse são essenciais para podermos ajudar todo o ecossistema a levar a melhor experiência possível para os seus negócios.” comenta Marcio Paulino, líder de Tecnologia da Intel Brasil.

Quer saber mais sobre os testes Sysmark 25, Mobile Mark 208 ou PCMark 10 e como eles podem ajudar na redação da sua proposta de compras de PCs?  Baixe aqui o estudo completo do Instituto Eldorado em parceria com a Intel

Branded Content - Intel vPro - Editora ConvergenciaDigital

Botão Voltar ao topo