Compras de semicondutores vão crescer menos em 2017, diz Gartner
As despesas mundiais de capital com semicondutores devem aumentar 2,9% em 2017, alcançando US$ 69,9 bilhões, um crescimento menor se comparado aos 5,1% registrados em 2016, segundo projeções divulgadas pela consultoria Gartner.
“O crescimento mais forte em 2016 foi alimentado pelo aumento dos gastos no final do ano que pode ser atribuído a uma demanda por NAND flash (chip para armazenamento de dados que não necessita de eletricidade constante), que foi mais intensa nesse período e vai persistir durante a maior parte de 2017. Essa procura se deve a um mercado melhor que o esperado para smartphones, que está conduzindo uma atualização de gastos com NAND em nossa última previsão”, diz o analista da consultoria David Christensen.
“Os gastos com NAND aumentaram US$ 3,1 bilhões em 2016 e diversos segmentos relacionados à fabricação de equipamentos wafer (fina fatia de material semicondutor) mostraram crescimento mais forte do que a nossa previsão anterior. Em 2017, os segmentos térmico, track e implante devem avançar 2,5%, 5,6% e 8,4%, respectivamente.”
Comparado ao início de 2016, o panorama de semicondutores melhorou, especialmente em dispositivos de memória, devido aos preços mais altos e a um mercado melhor que o esperado para smartphones. Uma recuperação antecipada nos chips de armazenamento de dados deve impulsionar o crescimento em 2017 e ser ligeiramente reforçada por mudanças em aplicações-chave.