MercadoTelecom

Corporações cobram resultados do uso de dados, analytics e IA no negócio

Três em cada dez líderes de dados e analytics confessam que estão sob forte pressão, aponta o Gartner.

Três em cada dez (30%) dos Chief Data and Analytics Officers (CDAOs) afirmam que o principal desafio atual das suas funções é a incapacidade de medir o impacto do uso de dados, analytics e inteligência artificial (IA) nos resultados dos negócios, de acordo com estudo recente do Gartner.

“Há uma enorme valorização em torno dos dados, muitas empresas falam sobre o valor deles, o desejo de ser orientadas por dados etc., mas poucas conseguem comprovar isso”, diz Michael Gabbard, diretor sênior e analista do Gartner. “Frequentemente, as empresas que se alinham regularmente aos temas relacionados a dados superam os concorrentes”.

A maioria dos entrevistados (mais de 90%) considera que suas funções relacionadas a entrega de valor e resultados para o negócio são as suas principais responsabilidades entre os últimos 12 a 18 meses, e continuarão a ser no futuro. Mas apenas 22% das empresas definiram, rastrearam e produziram métricas de impacto nos negócios do uso de dados e analytics.

“Os CDAOs devem acelerar a visão orientada por dados e centrada em decisões, identificando tendências importantes com antecedência para fazer escolhas proativas”, diz o especialista do Gartner.  “Há uma lacuna perene entre o planejamento e a execução para os líderes de Data e Analytics”, completa Michael Gabbard.


Botão Voltar ao topo