CVM promete para maio um parecer sobre investimentos de fundos em criptomoedas
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai divulgar em maio um parecer sobre investimento de fundos em criptomoedas, revelou o superintendente de relações com investidores institucionais da autarquia, Daniel Maeda. Segundo ele, o objetivo do documento é dar maior segurança jurídica ao mercado sobre as circunstâncias em que poderão operar com essa classe de ativos sem enfrentar uma oposição regulatória.
“O parecer emitido pelo colegiado vai explicar sob quais circunstâncias um investimento indireto dos fundos em criptomoedas será permitido”, disse Maeda. O executivo explicou que a CVM não tem intenção de proibir totalmente os fundos de ter ativos ligados a criptmoedas. “De certa forma, a dinâmica do parecer é até de fomento”, antecipou.
Expectativa é que ainda em 2018, a CVM emita orientações sobre as ofertas iniciais de criptomoedas (ICOs, na sigla em inglês), operação proibida no país.A movimentação da CVM vem na esteira do crescimento exponencial do volume de recursos movimentado pelas criptomoedas no Brasil, que passou de algumas dezenas de milhões em 2014 para 8,5 bilhões de reais no ano passado, segundo especialistas do setor.
*Fonte: Agência Reuters