Mercado

Dataprev faz novo processamento e chama quem pediu Auxílio Emergencial entre julho e agosto

Os cidadãos que recadastraram pedidos por meio do aplicativo e site da Caixa Auxílio Emergencial, entre os dias 3 de julho e 16 de agosto, já podem conferir o detalhamento do requerimento no portal de consultas da Dataprev. Após autorização do Ministério da Cidadania, que é o órgão gestor do programa, a Dataprev enviou os resultados de 604,6 mil requerimentos à Caixa na quarta-feira, 26/8.

O conjunto de informações englobou ainda aqueles cidadãos que aguardavam a primeira resposta do seu requerimento – retidos pelo órgão gestor em função da complexidade de cenários. As pessoas que fizeram seus pedidos por meio dos Correios também fazem parte do público analisado.

Do total de 604,6 mil, foram classificados 275,3 mil cadastros como elegíveis por atenderem os critérios da Lei n. 13.982, de 2 de abril de 2020. O pagamento do benefício para o novo grupo foi divulgado no último dia 26 de agosto pelo Ministério da Cidadania.

Atualmente, 823,1 mil cadastros estão classificados como ‘inconclusivos nos sistemas. Nesse caso, o cidadão ainda pode complementar seu cadastro por meio do aplicativo da Caixa para que feita nova análise. Até o momento, há 67,2 milhões de pessoas elegíveis. 

A Dataprev alega que os casos de fraude e resultados diferentes do esperado não estão ligados ao trabalho de processamento da empresa. Mas que conclusões dos pedidos dependem da veracidade das informações autodeclaradas, da precisão e atualidade das informações que estão nas bases oficiais.


* Com informações da Dataprev

Botão Voltar ao topo