DE-CIX desembarca no Rio de Janeiro atenta aos data centers e à multicloud
Internet Exchange (IX) já tem 10 redes conectadas, entre elas, a Sjnet Telecomunicações e a Nexuslink Datacenter. Empresa também quer o mercado de multicloud.

A DE-CIX, com operação de Internet Exchange (IX) do mundo, ampliou sua presença no Brasil com o DE-CIX Rio de Janeiro, seu mais novo hub de interconexão no país. Até então, a operadora tinha chegado, há 30 dias, a São Paulo. O IX conta com infraestrutura distribuída em diversos data centers da cidade e já está em operação, com as primeiras 10 redes conectadas, incluindo a Sjnet Telecomunicações e a Nexuslink Datacenter.
O ponto no Rio de Janeiro oferece às empresas locais, provedores de serviços de Internet (ISPs), plataformas de nuvem e redes corporativas o acesso a uma plataforma neutra e de alto desempenho para troca direta de tráfego (peering) e interconexão multicloud. A companhia informa ainda que interconectou todas as suas infraestruturas de IX, permitindo que as redes conectadas no Rio acessem diretamente as redes que fazem peering no DE-CIX São Paulo, bem como no DE-CIX Nova York e em todo o ecossistema DE-CIX na América do Norte e no mundo.
“O Rio de Janeiro exerce um papel estratégico na conectividade do Brasil. Por meio da nossa infraestrutura, queremos fortalecer o ecossistema digital da região, conectando a cidade ao mundo com eficiência, segurança e alto desempenho”, afirma Darwin da Costa, Diretor de Desenvolvimento de Negócios no Brasil da DE-CIX.
A DE-CIX oferece serviços de interconexão em aproximadamente 60 localidades distribuídas pela Europa, África, América do Norte e do Sul, Oriente Médio e Ásia. Acessível a partir de data centers em mais de 600 cidades no mundo, a DE-CIX conecta milhares de operadoras de rede (carriers), ISPs, provedores de conteúdo e redes corporativas em mais de 100 países, oferecendo serviços de peering, conectividade em nuvem e IA, entre outros. Fundada em 1995, a DE-CIX celebrou recentemente seu 30º aniversário. O DE-CIX Frankfurt, na Alemanha, é um dos maiores IXs do mundo, processando quase 45 exabytes de dados por ano (2024) e conectando cerca de 1.100 redes.