Dell: Brasil vive empolgação com a IA; incertezas reduzem vendas de TI e reconstrução no RS
"Hortolândia é motor, mas Eldorado do Sul é o nosso coração, é pulsante", conta o gaúcho e presidente da Dell Brasil, Diego Puerta.
O Brasil vive um momento de empolgação e de muita curiosidade com a Inteligência Artificial, afirma o presidente da Dell Technologies do Brasil, Diego Puerta, ao conceder entrevista ao CDCast, durante a Febraban Tech 2024. “Os dados são o centro de tudo na Inteligência Artificial, que é, sim, um mundo de oportunidades para a Dell”, observa.
O executivo, adiciona que as organizações no país estão em um momento de definição de quais workloads vão ser usados para a IA e, principalmente, como usar de forma efetiva para o negócio a tecnologia. “A IA tem de fazer sentido. Os dados precisam ser bons e bem coletados. Então é preciso, sim, saber definir a sua estratégia. Nós, na Dell, queremos que os clientes não pensem na infraestrutura de TI nem façam uma jornada cara para os seus orçamentos”, diz Puerta, ao se referir à recém-lançada plataforma IA Factory, que trabalha com IA como serviço.
Ao ser questionado sobre o momento do mercado brasileiro de TI, Diego Puerta, admite que esperava mais do primeiro semestre. Segundo ele, a dinâmica do mercado ficou aquém do que se esperava, com vendas abaixo das estimativas de PCs e servidores. “O mercado não está ruim, mas ficou aquém. Temos muitas incertezas, entre elas, o câmbio que afetam as tomadas de decisão, mas estamos otimistas para o segundo semestre”, observou.
O Rio Grande do Sul foi a porta de entrada da Dell no Brasil e Eldorado do Sul, escolhida para sediar – inicialmente a fábrica, transferida depois para Hortolândia, em São Paulo – e para acolher os centros de atendimento ao cliente e desenvolvimento da fabricante, foi uma das mais atingidas pela calamidade da chuva no Rio Grande do Sul. O estrago na operação da Dell até foi pequeno, mas 200 colaboradores foram duramente atingidos. Gaúcho, Diego Puerta se emociona ao falar da mobilização global da Dell para ajudar.
“Se Hortolândia é o nosso motor, Eldorado do Sul é o nosso coração, ela é pulsante pelas funções que desempenha e seus quase 3 mil funcionários. Nossos prédios já estão operacionais e estamos na jornada da reconstrução da cidade. Mas o que mais me emocionou foi o sentimento de colaboração único de toda a Dell e de forma imediata”, conta. Assistam a entrevista com o presidente da Dell Technologies do Brasil, Diego Puerta.