Dell traz para Brasil servidor dedicado à Inteligência Artificial
Dell PowerEdge XE7745 está sendo fabricado em Hortolôndia, São Paulo, e tem parceria com a AMD.

Desenvolvido em parceria com a AMD, a Dell Technologies lança o seu primeiro servidor desenvolvido especificamente para aplicações de Inteligência Artificial (IA). O servidor Dell PowerEdge XE7745 será produzido na fábrica de Hortolândia (SP) e foi projetado para atender cargas de trabalho complexas, como IA generativa, modelos de linguagem de grande escala (LLMs), visão computacional, gêmeos digitais, simulações avançadas, além de workloads de HPC e analytics.
Desenvolvido em um chassi 4U com resfriamento a ar, o Dell PowerEdge XE7745 foi concebido para operar em data centers tradicionais, sem a necessidade de refrigeração líquida, facilitando a adoção de IA em ambientes corporativos já existentes. O servidor suporta processadores AMD EPYC™ de 5ª geração, com até 192 cores por CPU, além de configurações flexíveis de GPUs PCIe, memória DDR5 de alta capacidade e armazenamento NVMe de alto desempenho. Essa combinação oferece uma plataforma preparada para workloads de IA e HPC que exigem alto throughput, baixa latência e escalabilidade, ajudando as organizações a acelerar projetos críticos sem comprometer a disponibilidade dos ambientes.
“Hoje mais de 90% de todos os equipamentos comercializados pela Dell no Brasil são fabricados localmente, reforçando assim a importância do país para a companhia. E a produção do servidor projetado para IA reforça nossa visão de longo prazo para apoiar a transformação digital das empresas e apoiá-las a serem cada vez mais produtivas e inovadoras”, relata Diego Puerta, presidente da Dell Technologies. “Estamos ajudando nossos clientes a construir suas próprias ‘AI factories’, com tecnologia desenvolvida para os desafios reais do negócio.”
Segundo dados da IDC, a Dell lidera as vendas de servidores, com 53% de participação em receita de equipamentos x86 no terceiro trimestre de 2025, segundo a IDC. No mesmo período, a Dell também manteve a liderança em unidades vendidas na subcategoria de servidores acelerados* (com GPUs e outros aceleradores), com 48,3% de participação de mercado no Brasil, um ganho de 12,19 pontos percentuais em relação ao 3T24 e de 1,74 ponto percentual frente ao trimestre anterior, impulsionada pela forte demanda por soluções de infraestrutura para cargas intensivas de IA.





