
A Deutsche Telekom, por meio da unidade Deutsche Telekom Global Business, anunciou que passou a marca de 20 mil veículos conectados da Volvo no Brasil. As empresas são parceiras globais, o que possibilita aos proprietários dos automóveis terem acesso à rede Volvo e a recursos como mapas, assistentes e aplicativos de entretenimento de forma gratuita também no Brasil.
A parceria foi iniciada em 2021 e atualmente estão conectados mais de 20 mil veículos no país. Os proprietários dos veículos têm acesso a dados para navegação, assistente de voz, podem transferir e executar qualquer tipo de aplicação como assistente de localização, que indica a proximidade de um ponto de recarga elétrica, aplicativos de música, sistemas de emergência, entre outros. Também é possível fazer a atualizações do software do veículo sem a necessidade de conectar o carro a uma rede externa.
Todos os veículos saem de fábrica em outros países com um eSIM e um perfil Alemão e o fato de ser proibido o roaming permanente no país era um desafio a ser superado. “Quando o veículo chega no Brasil é feito o download de perfil local no eSIM do veículo, o que permite conectar o veículo em todo território nacional. Após a habilitação do perfil local (brasileiro), a montadora poderá liberar uma gama de serviços aos veículos, bem como atualizações de Software, explica Daniel Sartori, Head de Conectividade Móvel na Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil.
“Por meio da conectividade da Deutsche Telekom podemos oferecer aos clientes brasileiros os mesmos benefícios que eles teriam se adquirissem o veículo em outros países. O proprietário passa a ter uma conexão sem custo e atualização Over-The-Air (OTA) do veículo que concede acesso a funções e melhorias sem a necessidade de o cliente visitar uma oficina autorizada”, comenta Eduardo Oshima, Diretor de Pós-Vendas da Volvo Car Brasil.
Como o veículo está conectado à rede Volvo, o proprietário pode acessar por meio do aplicativo Volvo Cars informações como a localização do automóvel, travar e destravar remotamente as portas, acionar o ar-condicionado e verificar informações como últimas viagens realizadas, temperatura dentro do veículo e carga de energia. A Deutsche Telekom foi a primeira provedora de serviços M2M para a indústria automotiva e estima que até 2025 mais de 25 milhões dos automóveis de passageiros serão conectados com um eSIM da empresa alemã. Hoje esse número já supera os 12 milhões.