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Digital Path, 100% brasileira, investe para consolidar mercado de RPA

Mesmo impactado pela pandemia de Covid-19, o mercado de RPA – Robotic Process Automation – vai chegar a R$ 2 bilhões em 2021, um incremento considerável em relação ao apurado em 2018 – US$ 618 milhões, uma vez que a jornada digital determina a automação dos negócios, sustenta o CEO da Digital Path, Elton Donato.

No Brasil, um dos estímulos ao RPA é a digitalização dos serviços como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), é o sistema criado pelo governo federal para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas, uma plataforma para envio das obrigações acessórias para o FISCO e que envolve Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil), Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

“O RPA não é apenas um robô funcionando. Ele é o compliance e a busca pela eficiência operacional. É documentar todo o sistema para agilizar o negócio”, adicional Donato, em entrevista ao Convergência Digital. E o RPA não escolhe sabores. Se a empresa quer on premises, ela terá on premises. Mas se a operação for 100% cloud, o RPA será 100% cloud. No Brasil, por exemplo, a Digital Path atua na infraestrutura da AWS.

Aqui, o ciclo de adoção está lento. Tanto que apenas 20% dos processos, em média, nas corporações brasileiras estão efetivamente prontos para serem processados. Os demais estão em estruturação. “A pandemia deu uma travada nos negócios, mas quem em janeiro deste ano achava a automatização um sonho distante, com a Covid-19 percebeu que era mais do que necessário como meio de manter o negócio funcionando. Muitas corporações retomaram seus projetos de RPA, mesmo que em graduações distintas”, reforça Donato.

A Digital Path está otimista para 2021. Empresa com 100% do capital nacional, aposta na digitalização, por exemplo, de serviços essenciais prestados pelas verticais de governo e transporte. Donato conta que a Digital Path desenvolveu um projeto para uma concessionária de transporte público, que utilizou a tecnologia RPA (Robotic Process Automation) para automatizar o controle dos horários de mais de 2.000 linhas de ônibus que circulam em sua frota diariamente.


O desafio era robotizar a geração de relatórios de horários e consolidá-los conforme as regras de compliance dos órgãos reguladores. O controle e reporte que anteriormente era realizado manualmente, pelos planejadores e funcionários, passaram a ser gerados automaticamente pela força de trabalho digital. Para entrar na disputa pela liderança do segmento de RPA, a Digital Path prevê investimentos de R$ 5 milhões nos próximos dois anos.
 

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