
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) concluiu a Infovia 04 e inicia o processo de transferência da gestão dos bens patrimoniais da obra ao Ministério das Comunicações (MCom).
A partir de agora, a Secretaria de Telecomunicações será responsável por conferir, inventariar e supervisionar o uso e a guarda dos equipamentos e cabos da Infovia, que faz parte do Programa Norte Conectado, com o objetivo de expandir a conectividade de internet na Amazônia. A atividade de vistoria, publicada pela Portaria nº 19.384/2025, no Diário Oficial da União, está prevista para começar em setembro.
A Infovia 04 é formada por 597 km de cabos de fibra óptica, sendo 465 km subaquáticos, que conectam Vila de Moura, distrito de Barcelos (AM) a Caracaraí (RR). A rota passa por municípios como Santa Maria do Boiaçu (RR). Um trecho de 132 km entre Caracaraí e Boa Vista está sendo feito por terra.
A conectividade disponibilizada pela Infovia 04 vai beneficiar áreas estratégicas da região Norte, como educação, saúde, pesquisa, defesa e justiça. A construção das seis infovias sob responsabilidade da EAF utiliza cabos de fibra óptica subfluviais, aproveitando o leito dos rios sem causar desmatamento. Trata-se de uma das maiores iniciativas de conectividade de baixo impacto ambiental do mundo, levando internet de qualidade a comunidades historicamente isoladas.