Mercado

Edge supera o core e gera 33,4% do volume total de dados no mundo

A explosão de dados transforma os negócios. Ao participar do Huawei Brazil Eco-Connect Summit 2024, realizado nesta terça-feira, 11/06, Luciano Saboia, diretor de telecomunicações da IDC América Latina, quantificou o salto. Em 2022, eram gerados 3,4 petabytes por segundo, um montante que chegará, em 2027, a 9,2 petabytes de dados gerados por segundo.

E onde eles estão sendo gerados? Os sistemas centrais, core, respondem por 30,4%, enquanto a borda, edge, detém 33,4% e endpoint, 11%. “Os dados estão acontecendo no caos e vemos desafios como da hiperconectividade, porque temos clientes e usuários finais espalhados, temos uma força de trabalho distribuída, com aplicações distribuídas e consumindo infraestrutura. O ambiente que estamos inseridos agora e nos próximos anos é caótico”, assinalou Saboia.

Para lidar com isso, as empresas estão contratando cloud para desfrutar escalabilidade, maior resiliência, pagamento por uso, mais automação e modernização. “Temos dados sendo criados e gerando insights em tempo real, permitindo a criação de experiências contextuais, a transformação  da conectividade e a habilitação de serviços digitais”, destacou. 

Ao falar sobre a demanda das empresas de pequeno e médio portes, Saboia apresentou dados de estudo da IDC sobre as tecnologias mais aderentes aos imperativos de negócios das PMEs, segundo o qual 49% das PMEs estão direcionando investimentos focados em inteligência de negócio, armazenamento de dados e análises; 45% têm interesse em mover dados importantes para aplicações de negócios, muitas vezes, usando modelo como serviço.

Além disso, 46% das PMEs disseram que melhorar a segurança da internet está no topo dos investimentos de tecnologia; 32% disseram FWA impactará mercado de banda larga; 64% se mostraram mais dependentes da conectividade; 31% afirmaram que IA começará a impactar as decisões tecnológicas das PMEs; e para 39% delas os pacotes de serviços integrados são atrativos, incluindo, por exemplo, segurança, nuvem e observabilidade.


Botão Voltar ao topo