Com mais de 42 milhões de cartões ativos, a Elo, empresa brasileira de tecnologias de pagamentos, adotou a IBM Turbonomic, plataforma para nuvens públicas, privadas e híbridas, que utiliza insights gerados por Inteligência Artificial (IA) para gerenciar e otimizar performance e despesas com nuvem em tempo real. Em apenas seis meses de implantação, a solução já entregou uma eficiência de 15% sobre o orçamento anual previsto para o ambiente multicloud híbrido da companhia.
O projeto teve início com a demanda da criação de um escritório de FinOps – modelo de gerenciamento de custos que tem ganhado cada vez mais relevância nas empresas por conta de resultados bastantes eficientes. Com o crescimento dos modelos de contratação de cloud e a manutenção de parte da infraestrutura on premise da Elo, surgiu a necessidade de a empresa implementar uma ferramenta que auxiliasse a otimizar e reduzir os custos com a nuvem híbrida, melhorar a performance e apoiar a construção de uma equipe de FinOps.
O superintendente de TI da Elo, Marcelo Toledo, diz que o apontamento na redução de custos no ambiente multicloud já surgiu logo no início do projeto, ainda na fase da prova de conceito. “Logo na prova de conceito já conseguimos ver o valor agregado da ferramenta e o potencial que poderíamos alcançar.” Assim, em poucos meses, a companhia alcançou o total retorno do investimento (ROI) com a aquisição da plataforma IBM Turbonomic, que garantiu eficiência às etapas de processamento e armazenamento de informações, eliminou provisionamentos de nuvem desnecessários e, com isso, reduziu automaticamente os gastos com nuvem em 15%.
Para 2024, a expectativa da Elo é alcançar uma economia ainda maior sobre os gastos anuais dedicados à nuvem – verba que será totalmente usada na própria nuvem devido a nossa estratégia de crescimento acelerada e parte em outras ferramentas complementares, também dedicadas ao ambiente FinOps da Elo.