InternetMercado

Em nome da soberania digital, França dá adeus ao Teams e ao Zoom

Governo francês vai passar usar a plataforma francesa Visio, como estratégia de retomada do controle das infraestruturas digitais críticas.

A França radicalizou e vai substituir as plataformas americanas Microsoft Teams e Zoom por uma plataforma de videoconferência desenvolvida internamente, a Visio, que será utilizada em todos os departamentos governamentais até 2027. A medida faz parte da estratégia do país para deixar de usar fornecedores de software estrangeiros, especialmente os dos Estados Unidos, e retomar o controle sobre infraestruturas digitais críticas.

A plataforma Visio está em testes há um ano e já contabiliza cerca de 40 mil usuários. Ela faz parte do plano francês Suite Numérique, um ecossistema digital de ferramentas soberanas concebido para substituir o uso de serviços online americanos como o Gmail e o Slack pelos funcionários públicos.

O governo francês afirmou que a mudança para o Visio vai reduzir os custos de licenciamento e permitir uma economia de até € 1 milhão por ano para cada 100.000 usuários.


Botão Voltar ao topo