SAP

Embraer quer mais IA e adota folha global de pagamentos

A Embraer começou sua jornada de migrar os sistemas de recursos humanos de on-premise para computação em nuvem em 2011, antes mesmo do boom dessa tecnologia, saindo do SAP 4.7 HR para os módulos PM/GM e LMS, até ser considerada pioneira e referência na implementação dos módulos de gestão de capital humano (HCM) da SAP. Na década passada, quando começou o movimento, a multinacional brasileira tinha como objetivo manter tudo o que fosse relacionado aos funcionários em um único sistema, debaixo das mesmas regras e processos e não espalhados pelas subsidiárias. Afinal, são mais de 20 mil empregados em 45 locais.

“A Embraer tem vários sites espalhados pelo mundo – Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio – e cada um tinha o seu sistema de gestão de pessoas; não tínhamos nada globalizado. Para saber a quantidade de pessoas na empresa, o headcount, não tínhamos esta informação na ponta do lápis e precisávamos esperar o retorno de todos os sites”, explicou Livia Gregório, que está há dez anos na Embraer e hoje é responsável pela transformação digital do RH da multinacional, ao apresentar o caso de sucesso no SAP NOW 2024, que acontece em São Paulo.

Para centralizar os dados dos funcionários e fazer a gestão dos talentos, a Embraer buscou um sistema para ter uma única fonte de informação. Em 2011, migrou do SAP 4.7HR para PM/GM LMS. Entre 2013 e 2014, adicionou recrutamento e entre 2016 e 2017, a central de empregados (EC). “Tínhamos o SuccessFactors antes de a SAP comprar a empresa. Implantamos o EC em 2016 e 2017 e foram dois, três anos de muito trabalho. Hoje, temos estabilidade e maturidade de sistemas”, disse Livia Gregório.

Entre 2023 e 2024, a Embraer fez a revisão dos permissionamentos e a entrada em produção, o go live, do SAC Planning. “Não cresceu nenhum headcount sem aprovação; temos controle 100%”, afirmou a especialista. Agora, estamos na fase de implementação global de folha de pagamentos e da integração das plantas dos demais países.

“O maior desafio foi a mudança. Eram vários sites distribuídos, com seus próprios sistemas e processos, então, fazer a mudança de mindset, saindo do que era gestão localizada para uma gestão global, foi difícil”, apontou Livia Gregório. A Embraer passou a ter um único lugar, centralizando as informações e, por consequência, facilitando a jornada e a gestão da equipe, desde a área produtiva até a presidência. “Foi uma economia de tempo e ganho de eficiência”, assinalou a executiva.

Para Rafael Dellatorre, líder de inteligência de pessoas e serviços de RH da Embraer, a centralização das informações garante a qualidade e a governança dos dados. “Desde 2022, com esse novo projeto, estamos revisando os processos. E é muito difícil fazer isso. Minha dica é: planejem o dobro do tempo que executam”, destacou.

Botão Voltar ao topo