Empregos em TI pulam de 59 mil para 196 mil em 2021
Com números do IBGE indicando um protagonismo dos segmentos de software e internet no crescimento do PIB em 2021, dados preliminares da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais- apontam para alta significativa nas contratações no setor de tecnologia da informação. Até novembro, as vagas mais que triplicaram na comparação com 2020.
“Em 2020, o setor contratou 59 mil profissionais. Em 2021, até novembro, o setor já tinha contratado 196 mil profissionais. Foi um crescimento insuspeito e estamos muito otimistas em relação ao desempenho do setor como um todo”, afirma o presidente executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, em entrevista exclusiva à CDTV, do portal Convergência Digital.
Os números consolidados de 2021 serão apresentados pela entidade no Brasscom TecFórum 2022, que acontece nos dias 23 e 24 de março, em formato totalmente digital. No evento, também serão revelados dados do primeiro estudo da Brasscom sobre Segurança da informação e Segurança cibernética, além de uma pesquisa sobre práticas globais de ESG.
Para Gallindo, as transformações trazidas pela pandemia de Covid-19 provocaram mudanças no setor de tecnologia. “Nesse período da pandemia houve uma transformação dos hábitos de consumo da população brasileira que levou a uma aceleração da transformação digital das empresas”, diz o presidente executivo da Brasscom.
“Os elementos mais visíveis são claramente o teletrabalho, que mexeu muito com vários setores, e o comércio eletrônico. O que era residual, na medida que o ponto de venda era o principal contato com o cliente, passou a ser o principal fornecedor. Isso impacto até as plataformas de comida, que foram muito importantes nesse período”, pontuou. Assistam a entrevista com o presidente executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.