Empresa brasileira que atua contra drones hostis avança no mercado internacional
DroneControl, especializada na proteção do espaço aéreo contra drones hostis, e spin-off da NEGER Telecom, foi uma das quatro startups brasileiras selecionadas pelo CISB para imersão com grandes empresas suecas.

O desenvolvimento de soluções contra o uso criminoso de drones tem ampliado a visibilidade da DroneControl — agora também em programas internacionais de inovação tecnológica. A startup, criada como spin-off da NEGER Telecom, foi uma das quatro selecionadas na Chamada de Projetos de Inovação CISB 14/2024 – Suporte para Colaboração Internacional, voltada à aproximação de startups brasileiras com o ecossistema de inovação da Suécia.
De 19 a 23 de maio, o engenheiro Eduardo Neger, diretor de Engenharia de Radiofrequência da DroneControl, representará a startup em visitas técnicas e sessões de pitch com grandes corporações como a Saab AB, o instituto sueco de inovação RISE, o MobilityXlab e o IndX que, nessa mesma semana, realiza um evento para conectar startups a gigantes industriais como Toyota Material Handling Europe, Husqvarna, SICK Sensor Intelligence e Hitachi Energy.
“Estar entre os selecionados é um reconhecimento da relevância da nossa solução no contexto global de segurança. A criminalidade com drones não respeita fronteiras. Por isso, buscamos parceiros internacionais que compartilhem da mesma urgência em desenvolver tecnologias eficazes para a proteção do espaço aéreo”, afirma Eduardo Neger. “Nossa expectativa é firmar cooperações que resultem em projetos conjuntos e futuras operações na Europa”, completa o engenheiro.
A DroneControl oferece um serviço avançado de proteção de espaço aéreo contra drones não autorizados, baseado em inteligência espectral. Seu sistema detecta, alerta e rastreia tanto os drones quanto seus operadores, e já opera de forma contínua em aeroportos, centros de mineração, indústrias e eventos no Brasil. A empresa atua no modelo APaaS – Airspace Protection as a Service – e já atendeu clientes como Brinks, ArcelorMittal, Equinox Gold e o GRU Airport.
A chamada do CISB faz parte de um programa de mobilidade financiado pelo CNPq e pela Saab AB, com foco em startups que atuem em áreas estratégicas como segurança pública, domínio aéreo, mobilidade e cibersegurança. Os participantes da missão terão a oportunidade de apresentar suas soluções em ambientes de inovação aberta e se conectar a grandes empresas suecas interessadas em tecnologias aplicadas à defesa, logística, indústria e infraestrutura crítica.