Empresas dedicam cerca de 4% da receita para projetos de IA
Estudo global do BCG mostra que os aportes na tecnologias podem trazer até 20% de aumento na receita.
Quando se trata de inteligência artificial, pouco investimento já pode fazer uma grande diferença nos negócios e, ainda, possibilita uma ampliação de receita, principalmente para empresas digitalmente maduras, revela estudo do Boston Consulting Group (BCG).
Intitulado “Scaling AI Pays Off, No Matter the Investment”, o material revela que acreditar na expansão do uso da IA dentro da organização pode compensar. Em casos específicos, o emprego dessa tecnologia pode gerar 6% a mais de receita e, com investimentos crescentes, o impacto pode chegar a 20% ou mais.
O relatório aponta ainda que empresas líderes na aplicação de inteligência artificial têm 3 p.p. a mais de EBIT, um aumento de quase 30% em comparação com negócios que não conseguem ampliar o uso da ferramenta. A consultoria fez uma avaliação sobre a maturidade da implantação de IA em mais de 2.700 empresas, verificando três áreas específicas: casos de utilização de AI, habilidades e recursos ligados à inteligência artificial, e fundamentos digitais.
Segundo o BCG, líderes no uso dessa tecnologia dedicam, em média, 4% das receitas em iniciativas específicas de IA, enquanto companhias mais conservadoras investem apenas 2,7%. Em algumas indústrias, a lacuna é ainda maior. Nos setores de saúde e energia, por exemplo, empresas líderes investem cerca de duas vezes mais em IA quando comparadas com as que não acreditam tanto na ferramenta.