CarreiraMercado

Empresas erram na contratação de profissionais de Inteligência Artificial

A maior parte das empresas ainda adota uma abordagem genérica na contratação para cargos de tecnologia, sem alinhamento claro ao negócio e às habilidades exigidas para o cargo.

A corrida pela inteligência artificial (IA) segue acelerada, mas a escassez de talentos qualificados se mostra o maior obstáculo para alavancar sua implementação. Desde 2019, a demanda por profissionais com habilidades em IA cresceu 21% ao ano, muito acima da oferta disponível no mercado. Como reflexo, os salários desses especialistas subiram 11% anualmente, superando o crescimento médio global, que gira em torno de 4%.

A falta de especialistas já é apontada como o maior entrave para o avanço da IA nas empresas. Em uma pesquisa recente da consultoria Bain & Company no Brasil, 39% dos executivos citaram a ausência de expertise interna como a principal barreira para acelerar a implementação da IA generativa, superando até mesmo preocupações com segurança de dados.

Nos Estados Unidos, estima-se que o número atual de profissionais com habilidades em IA atenda a apenas metade da demanda projetada para 2027. Para preencher essa lacuna, entre 500 mil e 750 mil trabalhadores precisarão de requalificação.

Outro ponto preocupante é que as empresas enfrentam o desafio de atrair e reter talentos em um mercado altamente competitivo, reporta a Bain&Company. Segundo a consultoria, os profissionais mais qualificados estão optando por não trabalhar em empresas sem uma cultura de inovação. Mas a consultoria também adverte:  há ainda um erro por parte das empresas.

“Muitas organizações ainda adotam uma abordagem genérica na contratação para cargos de tecnologia, sem um alinhamento claro entre as necessidades do negócio e as habilidades exigidas para o cargo”, pontua o líder da prática de inteligência artificial na Bain no Brasil, Lucas Brossi.


A Bain recomenda às empresas três medidas consideradas essenciais:

Alinhamento estratégico – as empresas precisam estruturar suas contratações de forma mais direcionada, alinhando os perfis buscados às necessidades reais do negócio. É essencial definir com precisão as áreas onde a IA pode gerar maior impacto e buscar talentos com especializações adequadas a esses desafios.

Modernização tecnológica – atrair e reter talentos exige que as empresas invistam em infraestrutura moderna e ferramentas avançadas. Tecnologias obsoletas afastam especialistas de ponta, que preferem trabalhar com soluções inovadoras e ambientes tecnologicamente dinâmicos.

Cultura de IA integrada – a IA não pode ser um projeto isolado dentro do setor de TI. Por isso, as empresas devem promover uma cultura organizacional que incentive a experimentação, a colaboração entre equipes e a aplicação da IA em diferentes áreas do negócio.

Botão Voltar ao topo