Mercado

eSocial: empresas de TI precisam contratar seguro de responsabilidade civil

As empresas de TI precisam se prevenir e contratar seguros de responsabilidade civil para se protegerem dos possíveis erros do sistema do eSocial, que entra em vigor em janeiro de 2018 para as companhias com receita acima de R$ 78 milhões, advertiu o consultor tributarista e empresarial Lucas Ribeiro, que participou do Paraná TIC, evento realizado de 26 a 28 de julho, em Foz do Iguaçu.

“É necessário pensar que o eSocial vai mudar muito o modelo e, apesar dos testes no sistema, podem acontecer erros”, pontuou Lucas Ribeiro. “O eSocial vai impor muito mais rigor à contabilidade e às empresas, que não terão mais ‘laranjas’ no Simples Nacional para não pagarem tributos. Certamente vamos ter muitas autuações da Receita a partir de 2019”, alertou ainda o especialista.

Lucas Ribeiro falou também da tributação sobre os serviços de computação em nuvem e sinalizou que a Receita Federal está se posicionando de forma a criar um imposto que pode vir a aumentar o custo do serviço em até 45%. “Por enquanto, esse aumento está validado para uma única empresa que fez a consulta, mas é necessário ficar muito atento.” O consultor também comentou sobre a alta carga tributária imposta ao segmento de TIC. Assistam à entrevista com Lucas Ribeiro.


Botão Voltar ao topo