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eSocial: ‘erro 301’ impede envio de dados e governo orienta como agir

Diante das reclamações de empresas que reportam o recebimento da mensagem de “erro 301” ao enviar arquivos ao eSocial, os técnicos do sistema elaboraram um informativo para esclarecer quais devem ser os procedimentos adotados nesses casos. Segundo a explicação, o código de erro 301 é utilizado pelo eSocial para tratar situações não esperadas pelo Sistema. E elas acontecem em dois casos, de falha temporária ou de falha não catalogada.

A primeira é normalmente causada por indisponibilidades momentâneas de infraestrutura ou nas integrações do eSocial. É que para processar determinados eventos, o eSocial acessa e recupera dados de outros sistemas, como o cadastro do CPF/CNPJ, procuração eletrônica e outros, que podem estar temporariamente indisponíveis. Neste caso, uma nova tentativa de transmissão deve ser suficiente para processar o documento com sucesso.

Já a falha não catalogada envolve erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens de orientação para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção (bug). Neste caso, será necessária atuação da equipe técnica para dar solução ao problema, que pode se dar de duas maneiras: 1) Correção do erro técnico do sistema; 2) Criação de uma nova mensagem de orientação de como o usuário deve proceder para resolver o impedimento.

aCaso a empresa receba mais de um erro 301 em suas transmissões com o mesmo Hash gerado pelo eSocial na resposta, significa que se trata de um único motivo de erro, mesmo erro ocorrendo mais de uma vez. Por exemplo, se uma empresa transmite mil remunerações, todas rejeitadas com erro 301, previsa verificar o Hash dos mil erros 301.

Caso seja o mesmo, a empresa deve tentar transmitir novamente as remunerações, após aguardar um tempo, e verificar se os documentos serão processados com sucesso. Caso o processamento não ocorra com sucesso, deve seguir as orientações da mensagem do erro e abrir o acionamento. O acionamento será analisado pela equipe técnica do eSocial que corrigirá o problema, se for o caso, ou criará nova mensagem orientativa.


Além disso, no intuito de melhor visualização da mensagem do erro 301 e para que o Hash seja destacado, sua estrutura da mensagem será alterada conforme abaixo:

De: A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Código do erro: 301.3. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço http://portal.esocial.gov.br. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o identificador 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963$$22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19 em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.

Para: Código do erro: 301.3. Hash: 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963. Identificador: 22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19. A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço http://portal.esocial.gov.br. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o hash e o identificador em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.

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