Mercado

Europa recebe 2,5 bilhões de euros para fabricar processadores de 2 nanómetros

As instalações europeias de P&D de chips vão receber 2,5 bilhões de euros em financiamento avançar desenvolvimento de semicondutores avançados, como parte da Lei dos Chips da União Europeia (UE), no valor de 43 bilhões de dólares. 

Os laboratórios, com sedes na Bélgica, receberão 1,4 bilhão  de euros de financiamento para a produção da linha NanoIC, voltada para System-on-Chip sub-2 nanômetros, uma tecnologia que deverá impulsionar vários setores que vão das telecomunicações ao setor de saúde. Os recursos virão da Europa Digital e da indústria, entre eles, a ASML, com sede na Holanda.

Com o piloto NanoIC, o objetivo é criar uma infraestrutura pan-europeia de design de chips, com o intuito de desempenhar um papel crítico na ligação entre participantes dos setores de tecnologia e manufatura para ajudar a acelerar o desenvolvimento e o tempo de colocação no mercado.

No âmbito do projeto, universidades, startups, empresas e empresas de design e sistemas poderão testar os kits de design de processos em fase inicial para a prototipagem de “componentes de tecnologia avançada” em cima de wafers disponíveis comercialmente.

“Isto é particularmente significativo para fabricantes de equipamentos originais em setores como saúde e automotivo, onde a demanda por soluções avançadas de semicondutores está aumentando rapidamente”, reforça a instituição de P&D, Imec.


Os principais fabricantes de chips do mundo, incluindo TSMC, Intel e Samsung, estão numa corrida para lançar processadores de 2 nanómetros, e Luc Van den hove, presidente e CEO da Imec, disse que o apoio da UE “vai nos permitir nos aproximarmos das exigências do mercado”.

Botão Voltar ao topo