InovaçãoMercado

Evoy Consórcios aporta R$ 2,5 milhões em agente IA para descomplicar sistema de gestão

Batizada de Consorciopédia, agente de IA visa reduzir em até 45% no volume de contatos na central de atendimento.

Com quatro anos de mercado, a Evoy Consórcios lançou o Consorciopédia, agente de inteligência artificial que tem como objetivo melhorar o atendimento ao cliente tornando-o mais compreensível, acessível e humano, com linguagem simples e direta e com conteúdo baseado em dúvidas reais.

Voltada para educação financeira, atendimento e apoio comercial, a ferramenta estreia como um canal de informação sobre consórcios, com linguagem acessível e adaptada à realidade do público brasileiro. Disponível via WhatsApp, pelo site oficial da Evoy e, até o final de outubro, também pelo aplicativo da empresa, a Consorciopédia funciona como um centro de conhecimento interativo. A IA, batizada de Ivy, responde de forma clara e personalizada às principais dúvidas sobre o sistema – desde regras de lance e contemplação até o reajuste de parcelas e transferência de cotas.

O conteúdo foi estruturado a partir de uma pesquisa e documentação feita durante seis meses, não apenas garantindo relevância e precisão, mas a humanização, uma vez que a agente foi elaborada a partir de um compilado, feito por uma equipe especializada, com todos os tipos de informação necessárias para a ferramenta. Isso é especialmente importante no mercado de consórcios, em que muitas vezes a informação ainda é desencontrada. Então, essa equipe se debruçou na regulamentação e nas múltiplas possibilidades que o cliente poderia encontrar nesse vasto universo. O diferencial da Consorciopédia da Evoy é, portanto, o potencial informativo da ferramenta – desenvolvida por humanos para humanos.

A iniciativa visa não apenas aprimorar a jornada do cliente, mas também gerar ganhos expressivos de eficiência operacional. Com a implementação da IA, a Evoy projeta uma redução de até 45% no volume de contatos na central de atendimento para dúvidas rápidas e um aumento de 40% na eficiência das equipes de atendimento ativo e receptivo. Além disso, a expectativa é reduzir o tempo médio de espera em canais digitais pela metade, caindo de 12 para 6 minutos.

“A Consorciopédia nasce para quebrar uma barreira de conhecimento. Queremos democratizar o acesso ao consórcio, que é uma ferramenta poderosa de planejamento financeiro, mas que ainda gera muitas dúvidas”, explica Jonathans Gomes de Lima, CTO da Evoy Consórcios. “Nossa tecnologia não oferece respostas genéricas; ela aprende com cada interação para entregar orientação, segurança e autonomia ao cliente. Esses ganhos não apenas melhoram a experiência do cliente, mas também reforçam o papel da empresa como agente de educação financeira no país, promovendo o consórcio como uma alternativa planejada e acessível para aquisição de bens e serviços”, reforça o executivo.


Desenvolvida ao longo de cinco meses, com tecnologia de inteligência artificial adaptável, a Consorciopédia personaliza a comunicação com base no perfil e na etapa da jornada de cada usuário. A próxima fase do projeto já prevê a incorporação de interações por voz, tornando a experiência ainda mais intuitiva, e, com a evolução da autonomia da agente de IA, o objetivo é incluir, entre suas funções, a análise de sentimentos e comportamentos dos clientes com a finalidade de antecipar suas dúvidas e necessidades.

Desde o ano passado, a Evoy investiu cerca de R$ 2.5 milhões em iniciativas tecnológicas, o que inclui a criação da agente de IA. A concepção da plataforma demonstra o compromisso da Evoy em liderar a modernização do setor. “Não estamos apenas lançando uma ferramenta, estamos redefinindo o padrão de relacionamento com o cliente no nosso segmento”, afirma Marcelo Lucindo, CEO e fundador da Evoy Consórcios.

Botão Voltar ao topo