O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Mercado

Falta de alinhamento da TI com o negócio prejudica redes corporativas

Um novo estudo da Accenture revelou que apenas 36% das empresas se dizem “muito satisfeitas” com a capacidade de suas redes corporativas para atender as necessidades de negócio, mesmo com a adoção de novas tecnologias digitais, como internet das coisas/edge computing (77% das empresas entrevistadas), big data/analytics (83%) e experiência digital do cliente (78%). Pelo menos 64% das empresas acreditam que suas redes podem ser melhoradas.

A pesquisa ‘Network Readiness’ ouviu 300 executivos de TI e negócios de grandes empresas e apenas 36% indicaram estar “muito satisfeitos” com sua capacidade geral, e 38% com a largura de banda de suas redes corporativas. Menos da metade dos entrevistados (43%) respondeu que as redes estão totalmente compatíveis com tecnologias digitais e computação em nuvem. Também mediu satisfação com desempenho (43%), segurança (50%) e confiabilidade (50%).

Um ponto significativo do relatório é apontar a “falta de alinhamento entre TI e as necessidades de negócio”, com 48% das respostas, como o maior obstáculo para manter as redes corporativas em sintonia com as demandas das empresas. O segundo maior obstáculo citado foram as “complexidades inerentes entre os requisitos de negócio e as necessidades operacionais” (45%) e o terceiro foram as “demandas por largura de banda, desempenho e outros aspectos técnicos ultrapassando a habilidade de entrega (45%).

Disparidade refletida na percepção dos obstáculos quando as respostas são discriminadas por cargo (CIO/CTO, diretores/VPs de infraestrutura/rede e EVP/VP de linha de negócios). Cada cargo reconhece um obstáculo diferente como o maior desafio a ser superado. A ‘falta de alinhamento’ é também aparente quando decisões estratégicas de infraestrutura de rede são tomadas em colaboração entre a TI e áreas de negócios. 

No geral, menos da metade dos entrevistados disse que o processo foi “sempre colaborativo”. Por outro lado, CIOs/CTOs tendem a perceber um nível maior de colaboração, com 58% deles respondendo que o processo foi “sempre colaborativo”, comparado a 45% dos executivos de negócios e apenas 28% dos seus subordinados imediatos.


O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Cisco Systems seguindo dois relatórios recentemente publicados, intitulados “Long Live the Network: The Rise of Network Automation” e “Are You Going Digital Without a Net?”.

Botão Voltar ao topo