Fazer as perguntas certas. O desafio à transformação digital dos dados
Chief Data Officers estão muito mais próximos dos CEOs do que dos CIOs, afirma o Gartner. Mas a missão exige uma alfabetização de dados nas corporações.
Fazer as perguntas certas para viabilizar a criação de valor ao negócio. Essa é a principal tarefa do CDOs (Chief Data Officers), sustenta pesquisa do Gartner. O estudo mostra que os três principais pontos de atuação dos CDOs são a capacidade de tomada de decisão (63%); o atendimento à geração de receita (49%) e a melhoraria da experiência do cliente (49%).
“Para aumentar a atenção do CEO e de outros executivos de negócios, o CDO deve buscar projetos de dados que se concentrem na geração de receita, monetização e produtização de dados, melhorando a satisfação do cliente e removendo obstáculos ao compartilhamento de dados”, reforçou Debra Logan, ilustre vice-presidente de pesquisa do Gartner.
À consultoria, os CDOs entrevistados citaram a escassez de talentos (45%), desafios culturais para aceitar mudanças (40%) e falta de recursos e financiamento (32%) como barreiras ao sucesso de suas iniciativas de data&analytics. Os CDOs que abordaram ativamente o gerenciamento de mudanças e a alfabetização de dados em seus programas foram mais bem-sucedidos do que os seus pares, reporta ainda o Gartner.
“Aumentar a alfabetização de dados dentro da organização permite aos líderes de D&A e CDOs implementarem uma cultura orientada por dados capaz de incentivar o uso de dados na tomada de decisões”, adicionou Debra Logan.
“Sessenta e um por cento dos entrevistados disseram que o desenvolvimento de uma cultura orientada por dados é um de seus principais investimentos. A D&A é fundamental para a transformação digital dos negócios e pode agregar valor se o CDO abordar tanto os dados quanto as prioridades de negócios”, completa a VP do Gartner.