Fenainfo faz manifesto pela retomada das atividades econômicas
A FENAINFO – Federação Nacional das Empresas de Informática, que reúne mais de 121 mil empresas de TI, lançou nesta sexta-feira, 27/03, um manifesto onde se alinha ao posicionamento do presidente Jair Bolsonaro – contrário a todas as medidas de saúde do Brasil e do mundo – pela retomada gradual das atividades econômicas.
Segundo a Fenainfo, “diante da paralisação de muitos de seus clientes, as empresas de TI também correm o risco de parar”. Ainda segundo a entidade, “devem ser observadas e rigorosamente aplicadas as determinações emanadas do Ministério da Saúde, como forma de não colocar em risco a saúde e a vida dos brasileiros”.
O Convergência Digital publica a íntegra do manifesto:
A FENAINFO – Federação Nacional das Empresas de Informática, vem a público expor o seguinte MANIFESTO:
O Decreto de Emergência nº 10.282 incluiu as atividades de tecnologia de informação entre as atividades essenciais, classificadas pelo governo como “indispensáveis ao atendimento das necessidades” e que, se paralisadas, “colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”.
Os serviços de economia digital precisam funcionar para evitar um apagão.
Ocorre que, diante da paralisação de muitos de seus clientes, as empresas de TI também correm o risco de parar.
Certamente, precisamos defender a vida humana – ela é o bem maior – mas muitas medidas de isolamento social adotadas pelas autoridades, necessárias, porém drásticas, impactam tanto a população quanto a economia.
Como entidade representante de mais de 121.000 empresas de pequeno, médio e grande porte do setor de tecnologia de informação, a FENAINFO considera ser nossa obrigação sugerir o enfrentamento responsável dos graves problemas sociais e econômicos gerados pelo novo coronavírus.
A imposição de lockdown indefinido poderá paralisar a economia, trazendo uma GRAVE depressão econômica e uma crise social muito mais profunda.
Defendemos a retomada gradual da economia, pois o isolamento geral poderá gerar o empobrecimento da população, a aguda deterioração dos recursos públicos e a inevitável escassez de insumos.
Com o emprego de medidas prudentes, responsáveis e alinhadas entre os todos os poderes e esferas será possível elaborar um plano estratégico para a retomada das atividades econômicas o mais breve possível.
Evidentemente devem ser observadas e rigorosamente aplicadas as determinações emanadas do Ministério da Saúde, como forma de não colocar em risco a saúde e a vida dos brasileiros – o nosso maior e mais precioso bem.
A FENAINFO ESTÁ E ESTARÁ SEMPRE A FAVOR DO BRASIL.