Foz do Iguaçu usa TIC para reorganizar a gestão pública
TIC está sendo fundamental para a reestruturação da gestão pública em Foz do Iguaçu, que culminou com a prisão do ex-prefeito, Reni Pereira, e de 12 de 15 vereadores no final do ano passado. Uma das missões dadas à TI foi reduzir a burocracia e o tempo de resposta aos próprios servidores e, ao final, para o cidadão. Uma das iniciativas em implantação é o protocolo digital, que tenta reduzir o volume de papel e acelerar o atendimento.
“Já tivemos uma queda de 40% da demanda e queremos mais. Aqui, por exemplo, há cinco mil pedidos de poda de árvores parados nos gabinetes”, afirmou o secretário de Administração da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Ney Patrício Costa, em entrevista à CDTV, do Portal Convergência Digital. Patrício da Costa participou do Fórum das Cidades Digitais, no Paraná TIC, que acontece nesta semana em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O secretário disse que o momento é de transição na política e TIC será crucial. “Vivemos um momento de mudança. O antigo está ficando para trás. O gestor que não investir em TIC estará fora da política. TIC dá transparência. O cidadão exige”, pontuou. Ele observou ainda que o próprio servidor público precisa evoluir.
“Está mudando para todo mundo. O servidor também tem de se adaptar ao novo ritmo, e nós temos que estruturar melhor a TIC, pensar em rede, em conectividade”, reforçou. Ney Patrício da Costa, mesmo priorizando TIC, disse que a maioria dos gestores fala muito de TI, mas faz pouco. “Nada cai do céu, se o gestor não enfrentar o novo, não vai avançar”. Assistam à entrevista com o secretário de Administração da prefeitura de Foz do Iguaçu, Ney Patrício da Costa.