InovaçãoMercado

FuriosaAI diz não à Meta, de Mark Zukerberg, e rejeita proposta de US$ 800 milhões

Startup coreana de chips conduz testes de desempenho de seu chip ‘Renegade’ (também abreviado pela sigla ‘RNGD’) em cooperação com grandes empresas nacionais e estrangeiras e está disposta a concorrer com a Nvidia.

A Meta, de Mark Zukerberg, recebeu um não sonoro no mercado de Inteligência Artificial. A startup coreana de chips de inteligência artificial (IA), FuriosaAI recusou uma oferta de aquisição de US$ 800 milhões.

A FuriosaAI conduz testes de desempenho de seu chip ‘Renegade’ (também abreviado pela sigla ‘RNGD’) em cooperação com grandes empresas nacionais e estrangeiras, incluindo a LG AI Research Center (organização da LG dedicada à IA) e a Saudi Aramco (empresa petrolífera estatal da Arábia Saudita).

Na prática, a FuriosaAI quer desafiar a Nvidia e startups como Groq, SambaNova Systems e Cerebras Systems. Liderada por June Paik, que trabalhou anteriormente na Samsung Electronics e na Advanced Micro Devices (AMD), a empresa desenvolve semicondutores para inferência de IA ou serviços.

O não é uma péssima notícia para a Meta, que está perdendo vez na corrida da IA para as rivais OpenAI e Google e ainda está enfrentando a chinesa DeepSeek.


Botão Voltar ao topo