Furukawa unifica negócios da área de Telecom por musculatura global
Unificar as marcas da área de comunicação, onde são vendidos os produtos de telecomunicações, em um único brand para dar musculatura global. Essa é a missão dada à Furukawa Solutions, que surge para atuar ao lado da Furukawa Eletric e está sob o comando do brasileiro Foad Shaikhzadeh. A Furukawa Solutions reúne as operações da Furukawa Connectivity System, com sede nos Estados Unidos, após a aquisiição, em 2001, da Lucent, e operações na Ásia e na Europa.
“A proposta é realmente termos uma coordenação global dos nossos produtos e soluções para estarmos mais fortes nas concorrências”, destacou o presidente da Furukawa Solutions, o brasileiro Foad Shaikhzadeh. A unificação da marca proporcionou a integração das fábricas – o que nesse momento de supply chain em risco por falta de componentes- passa a ser um diferencial competitivo.
“Parece que a globalização vai acabar e tudo vai se centralizar, mas não é possível funcionar mais assim. Mas temos riscos evidentes como a guerra da Ucrânia e, agora, o impasse China e Taiwan”, comentou Shaikhzadeh, durante coletiva à imprensa, no Furukawa Latam Summit, que acontece em Atibaia, São Paulo. O resultado do Brasil em 2021 é comemorado: as vendas cresceram 35% e o próprio executivo diz que essa marca não será alcançada em 2022. “Foi atípico porque havia uma demanda reprimida. Vamos crescer, mas mantendo a nossa média de antes da pandemia, em torno de 10 a 15%”, observa.
Sobre a situação do Brasil, diante da mobilização de países para ocupar um lugar de destaque na cadeia de produção de TIC, por conta da falta de componentes deflagrada com a pandemia de Covid-19, Shaikhzadeh diz que falta ao país uma política de longo prazo para a atração de investimentos. “Precisamos ter uma política que não seja ameaçada por qual governo for. Ela tem de ter metas e garantir os investimentos. Além disso, temos de investir na formação de talentos para o desenvolvimento no Brasil. Isso demanda estratégia de longo prazo, mas é longo prazo mesmo, o que não temos aqui”, lamentou.
Do ponto de vista de negócios, a Furukawa quer se consolidar como uma integradora de soluções para seus clientes, com ofertas fim a fim, indo além da venda apenas de produtos. “Não somos fornecedores de software ao mercado, mas temos de ter software para garantir o gerenciamento das soluções. Hoje o diferencial competitivo está na excelência do serviço prestado ao cliente. E é aqui que queremos estar junto com o mercado”, destacou Foad Shaikzadeh.
O mundo sem fio – em espcial o Wi-fi 6 – realmente compete com a formação e atualização das redes internas, em especial , na venda de cabos, mas, ao mesmo tempo, faz aumentar a pressão por fibra óptica. “E a evolução do mercado. E fibra fica cada vez mais aquecido. O Wi-Fi 7 terá 30 gigabytes. Só com fibra par funcionar”, observa o gerente comercial da Furukawa Solutions, Celso Mitizuqui.
Ana Paula Lobo participa do Furukawa Latam Summit, em Atibaia, São Paulo, a convite da Furukawa